A Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio é um movimento suprapartidário que tem como princípio fundamental a construção do Poder Popular. Dito isto, viemos a público nos posicionar em relação às eleições. Desde que a Rede foi fundada, ela nunca apoiou candidatos em eleições e essa postura permanecerá nessa próxima eleição que acontecerá dia 02/10/2022.

Entendemos que nosso inimigo é o Estado, que mata, tortura  e aprisiona a população, principalmente jovens negros, indígenas e de territórios vulnerabilizados. A realidade imposta pela história do país e nossa experiência nos territórios demonstram que o “Estado democrático de Direito”, exceto na disfunção genocida de suas polícias, nunca chegou para a maior parte da população. Assim, não acreditamos que esse cenário de terror possa mudar somente por meio das vias institucionais. 

Contudo, a Rede é constituída, também, por integrantes de partidos políticos e todos posicionamentos são respeitados. Enquanto movimento, temos a responsabilidade de nos posicionar segundo os princípios que nos orientam. 

Alguns dos principais eixos que defendemos para combater o genocídio e não estão em nenhuma das políticas de segurança propostas são: a desmilitarização e o desfinanciamento das polícias; o fim da política de encarceramento em massa e o consequente desencarceramento; o fim da guerra as drogas com a legalização e o tratamento dessa questão como de saúde pública. Somos veementemente contra qualquer aumento de investimentos voltado para polícias ou prisões.

Nossos integrantes têm a liberdade, se assim o quiserem, de apoiar candidatos, desde que esses não se posicionem contrários aos nossos princípios. Porém, fica vedado qualquer apoio ou campanha a candidatos ou partidos em nome ou utilizando símbolos do movimento. 

Continuaremos nas ruas, becos e vielas construindo junto ao povo o poder popular todos os dias e não a cada dois anos em eleição. 

Poder POPULAR! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *